Powered By Blogger

segunda-feira, 21 de março de 2011

REGIÕES POLARES:CLIMA

 O clima : polar, como o próprio nome já diz, é característico das regiões polares, portanto, em altas latitudes. Neste tipo de clima que abrange toda a Antártida no hemisfério sul e as regiões norte do Alasca, Canadá, Sibéria, Groenlândia e boa parte da Islândia, no hemisfério norte as temperaturas nunca ultrapassam os 10°C. Devido às baixas temperaturas não ocorre evaporação suficiente para provocar a precipitação e quando estas ocorrem, geralmente é em forma de neve, por isso, as chuvas são raras.
No clima polar não existe verão, pelo menos não como conhecemos. Durante seis meses do ano é inverno com temperaturas abaixo de 0ºC constantemente (a média registrada no inverno é de -40ºC!) e no restante do ano o sol raramente se põe, mas ainda continua muito frio. Isto, devido à inclinação com que os raios solares atingem a atmosfera dos pólos, o que faz também com que em algumas épocas do ano o dia dure 24h.
As regiões de clima polar são dividas em duas de acordo com a média de temperatura. Nas regiões de menor latitude a temperatura média fica em torno dos 10ºC o que ainda permite a ocorrência de um tipo de vegetação chamada tundra. Mas, mesmo nessa faixa a temperatura ainda é muito baixa, alcançando os 10°C em apenas dois meses por ano.
A partir de certa latitude o clima polar é tão rigoroso que nenhuma vegetação é capaz de sobreviver. Predominam as enormes geleiras permanentes (as calotas polares, que devido ao efeito estufa, nem são tão “permanentes” assim).
Nas regiões costeiras partes das geleiras derretem durante a parte mais quente do ano, originando diversos lagos e rios. Como o solo está sempre congelado até certa profundidade a água não penetra facilmente originando diversas terras alagadas nas planícies, principalmente no Canadá. Nas regiões litorâneas, também são constantes os nevoeiros que podem persistir por dias.  



Nenhum comentário:

Postar um comentário